AM 0042 – Pontos Cegos – Lista dos mais comuns

AM 0042 – Pontos Cegos – Lista dos mais comuns

Se não leu, sugiro ler o AM 040 e AM 041 antes.

AM 0040 – Dificuldade de lidar com momento difíceis

AM 0041 – Líder intimidador e grosseiro

Nota: Pontos Cegos, no âmbito empresarial, são as atitudes negativas que temos e que não somos capazes de perceber, ou não damos o devido valor.

Nessa atitude vamos iniciar a lista dos Pontos Cegos mais comuns – e mais onerosos – conduzido por Robert E. Kaplan sobre 42 executivos que, afora, isso, eram muito bem-sucedidos, porém, trabalhar com eles é um inferno e envenenam os relacionamentos, causando inúmeros problemas desnecessários: perda de talentos; queda de produtividade; competição interna; e até, pelo lado pessoal, problemas de saúde.

Pontos Cegos mais comuns que todos temos que analisar.

1 – Ambição Cega – O sujeito tem de ganhar ou parecer que está certo a qualquer preço; compete ao invés de cooperar; exagera eu próprio valor e contribuição; é prosa e arrogante; vê as pessoas em termo de branco e preto, como aliados ou como inimigos.

2 – Metas não realistas – Fixa metas excessivamente ambiciosas e inatingíveis para o grupo ou organização; não é realista quanto ao que se requer para o trabalho seja feito.

3 – Empenho incansável – Trabalha de forma compulsiva, sacrificando tudo mais na vida; torna-se vulnerável a uma exaustão total.

4 – Pressiona os demais – Exerce pressão excessiva sobre as pessoas, levando-as ao esgotamento; efetua um mínimo de gerenciamento das pessoas e assume funções em vez de delegar autoridade; mostra-se áspero ou inclemente e insensível quanto ao dano emocional que cause a outros.

5 – Sede de Poder – Busca o poder em seu próprio interesse, e não no da organização; persegue um programa pessoal, sem se importar com outras perspectivas; é explorador.

6 – Necessidade insaciável de reconhecimento – Aferra-se à glória; colhe os louros dos esforços alheios e lança sobre eles a culpa pelos erros; sacrifica a complementação de tarefas para sair atrás da próxima vitória.

7 – Preocupação com as aparências – Precisa parecer bem a qualquer preço; preocupa-se em excesso com sua imagem externa; adora as vantagens materiais do prestígio.

8 – Precisa parecer perfeito – Fica enfurecido com críticas ou as repudia; culpa outras pessoas por suas falhas; não consegue admitir erros ou deficiências pessoais.

AUTOPERCEPÇÃO

Esses pontos cegos podem, na realidade, levar pessoas a evitar a autopercepção, já que, caso conhecessem a si próprias, teriam de admitir deficiências que não suportam nem pensar em reconhecer.

A necessidade de negar faz com que essas pessoas resistam a todo e qualquer comentário.

E podem tornar um pesadelo trabalhar com elas.

HÁBITOS ADQUIRIDOS

Todas as competências no ambiente de trabalho são hábitos adquiridos.

Se temos deficiências numa ou noutra, podemos também aprender a melhorar.

A – A pessoa arrogante e impaciente pode aprender a ouvir e a levar em consideração as opiniões dos outros.

B – O viciado em trabalho pode diminuir o ritmo e encontrar mais equilíbrio na vida.

PRIMEIRO PASSO

No entanto, essas melhorias jamais ocorrerão sem o primeiro passo, que consiste em tomar consciência do mal que esses hábitos nos causam e de como envenenam nossos relacionamentos.

Quem não tem sequer um lampejo de que esses comportamentos provocam em si e nos outros não terá motivo algum para mudá-los.

A maior dificuldade aqui é a falta de autopercepção.

COMO OS COLEGAS O VEÊM

Em um estudo com 184 gerentes, havia discrepâncias flagrantes entre o modo pelo qual eles se classificavam em relação a capacidades como ouvir e adaptabilidade e a classificação feita deles por seus colegas.

Em geral, quando existem tais discrepâncias, a forma pela qual os colegas vêem alguém é o elemento mais preciso de avaliação do efetivo desempenho no trabalho.

Haviam discrepâncias: Alguns gerentes se julgavam de forma mais branda do que seus colegas em algumas competências e mais rigorosamente em outras.

Alguns gerentes, porém, tinham apenas a visão boa de si mesmos.

Julgavam-se muito melhores em capacidades como ter consideração e ser flexível, e também se viam como dignos de confiança e dotados de credibilidade.

NARCISISTA

Em casos extremos, essa e a visão de si mesmo do narcisista, que não admite ter qualquer defeito, exagera suas próprias capacidades e se esquiva de ouvir comentários, não querendo ouvir coisa alguma sobre suas próprias deficiências. Caminhos para melhorar.

Se ainda não faz parte entre no meu canal do Telegram: ENTRAR

Outros AM sobre Pontos Cegos – Ideal ler nessa sequência

AM 0040 – Dificuldade de lidar com momento difíceis

AM 0041 – Líder intimidador e grosseiro

AM 0042 – Lista dos mais comuns

AM 0043 – Caminhos para melhorar

AM 0050 – Ambição Cega

AM 0051 – Metas não realistas

AM 0053 – Empenho Incansável

AM 0056 – Pressiona os demais

AM 0057 – Sede de Poder

AM 0058 – Necessidade insaciável de reconhecimento

Compilado por Haelmo Coelho de Almeida

www.haelmo.com.br


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Haelmo de Almeida