O que é ticket médio de vendas, afinal?
Para facilitar o entendimento sobre o que é ticket médio, vamos apresentar as duas fórmulas principais.
Uma que leva em conta o número de clientes e outra que se refere ao número de vendas.
Com base no número de vendas
- VT – Total de Vendas do período R$ 1.250.000,00
- C – Quantidade de clientes que compraram no mesmo período = 87
- V – Número de vendas realizadas : 150
- TMv – Será o ticket médio de vendas
A fórmula pode ser representada desta forma:
TMv = VT / V R$ 1.250.000,00 / 150 vendas realizadas = R$ 8.333,33
Podemos dizer que no período, cada venda em média foi de R$ 8.333,33
Quer dar um desafio ao gerente de vendas? Aumentar o ticket médio para R$ 9.000,00
Portanto, esse gerente poderá empregar estratégias de up selling e cross selling para aumentar seu ticket médio, por exemplo.
Com base no número de clientes
TMc = VT / C R$ 1.250.000,00 / 87 clientes = R$ 14.367,82
Isso significa que cada cliente dessa empresa comprou – em média – no período analisado, um valor de R$ 14.367,82
Assim, um cliente que tenha um ticket médio de R$ 30.000,00, por exemplo, é mais de 2 vezes lucrativo para a empresa que a média dos demais.
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