O que é um produto mínimo viável (MVP)?
O Produto Mínimo Viável – ou Minimum Viable Product (MVP) – é a versão simplificada de um produto final.
Deve ter o mínimo de funcionalidades para testar o mercado.
O MVP ficou popular com o livro Startup Enxuta, de Eric Ries.
Permite descobrir se ele, de fato, soluciona o problema do consumidor.
Saiba a diferença: produto mínimo viável não é protótipo ou solução ruim da sua ideia
Quais são as vantagens?
“A função do MVP é reduzir alguns desses fatores de risco, principalmente o de mercado, que falará se realmente as pessoas vão querer o seu produto.
Quais os perigos de não fazer um?
Os brasileiros não são acostumados a desenvolver um MVP para validar uma ideia. Normalmente, as pessoas têm uma ideia e acham que essa ideia vai mudar o mundo. Elas gastam dinheiro, tempo, recurso e energia desenvolvendo o produto que elas idealizaram, mas quando soltam para o mercado, elas descobrem que aquele produto não faz tanto sentido quanto elas idealizaram”, defende.
Grandes empresas também podem usar MVP
Não são só as startups que podem se beneficiar das vantagens do produto mínimo viável. De acordo com Bernardo, muitas empresas de grande porte podem utilizá-lo para reduzir custos, ganhar velocidade nos processos internos e se tornar mais inovador. “Para muitas empresas seria interessante usa a metodologia do MVP, mas não o fazem”, diz o fundador da Yubb.
Além da diminuição de recursos e aumento de agilidade, segundo ele, a implementação do produto mínimo viável permitiria que empresas se coloquem mais próximas do seu público-alvo.
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