PMF é: Defina o seu Produto e saiba quem está disposto a pagar por ele.
PMF é: O que / Para quem
Antes de focar em crescimento, o básico que se precisa saber é o que será vendido e para quem será vendido.
Simples, não é mesmo?
Bem, não é tão simples assim, pois para encontrar a combinação ideal de o que + para quem você precisa de várias tentativas e ajustes, além de otimizações constantes ao longo do tempo.
Essa combinação ideal é que chamamos de Product Market Fit.
Product Market Fit (PMF) é o que + para quem = $$$
O foco de toda startup deve ser conseguir lançar um MVP o quanto antes, para validar sua hipótese de valor com o mercado.
Encontrar um mercado bom talvez seja a parte mais importante do Product Market Fit porque, como falei no início, a equação que simplifica esse conceito é definida por o que + para quem.
O trabalho de evolução do produto e ajuste do Product Market Fit (PMF) nunca termina, apenas continua dividindo a atenção e os esforços com a dedicação ao crescimento.
Simplificando, Product Market Fit é o indicativo principal de que existem pessoas que estão dispostas a pagar por sua solução. É o resultado ideal da soma entre o que é o seu produto e quem está disposto a pagar por ele.
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