Atitude 0208 – Você faz apresentações? – Vinte minutos é a duração ideal
1) Pesquisas utilizadas por emissoras de TV para cativar a audiência mostram que 20 minutos é o máximo que a maioria das pessoas suporta — pelo menos de boa vontade — ouvir alguém discorrer sobre determinado assunto.
2) Os primeiros momentos são cruciais.
3) Steve Jobs, fundador da Apple, é considerado um dos maiores comunicadores empresariais dos dias de hoje. Ele sempre começava suas apresentações indo direto ao ponto que trouxe seus interlocutores para ouvi-lo.
4) Depois de 18 minutos, os níveis de atenção tendem a cair drasticamente.
5) Quanto mais você falar, menos do que você disse as pessoas vão lembrar.
6) Para as muitas situações que vão durar mais do que 20 minutos, os especialistas recomendam que pelo menos o tipo de material (folhetos, slides, papelada) varie a cada 20 minutos.
7) A recomendação vale para apresentações em congressos, seminários ou uma pequena sala com um punhado de executivos que você quer impressionar. E, a menos que o objetivo seja fazer o interlocutor dormir, jamais leia slides em voz alta.
Sempre que marcar uma reunião:
– Se precisar mais que 20 minutos, faça com que nos primeiros 20 minutos o assunto seja todo apresentado, depois, se precisar, volte aos detalhes.
TEDx ou TED Talks
Você já ouviu falar sobre TEDx ou TED Talks?
As TEDs são conferências que mudaram a forma de nos comunicarmos durante uma apresentação em público. São falas curtas, de 18 minutos, e têm como intenção principal a de propagar uma (boa) ideia.
As TEDs são ótimos exemplos de bons discursos.
Hoje em dia, fazer uma boa apresentação é, sem dúvida, se inspirar nesse modelo TED Talk.
As pessoas tendem a perder a atenção depois desse tempo. Além disso, segundo os criadores das TEDx, “uma conversa mais curta não é uma conversa menor”. Você pode fazer um discurso inesquecível com poucos minutos!
1-Desenvolva uma ideia
Uma boa ideia é apenas uma boa história bem contada.
2-Domine o assunto sobre o qual você quer falar
Qualquer pessoa pode se tornar um especialista num assunto, desde que estude, estude, estude
3-Planeje seus slides
Se seu assunto tiver muitos números, estatísticas, slides vão ajudar. Use de preferência imagens.
Usar imagens que você tem permissão, e citar todas as fontes
Numa história pessoal não precisa de slides. Pessoas enquanto leêm, não escutam.
4-Ensaie a sua apresentação
Ter a apresentação em mente é ótimo, mas é preciso ensaiar oralmente também. Tem espelho? Ótimo, use. Grave também para ouvir a sua voz.
Grave em voz alta para não passar dos 18 minutos.
Não, não é fácil. Pode até ser simples, mas não é fácil.
Somos pessoas de hábitos e voltamos neles frequentemente.
Adoramos falar bem do nosso produto ou serviço, e esquecemos que a única coisa que o cliente deseja é resolver o problema dele, portanto, seja conciso.
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