AM 0204 – Os Profissionais de passe livre.

Atitude Memorável 0204


Pesquisando matérias em minha biblioteca, localizei uma matéria com o título: “Os profissionais de passe livre”, muito interessante para o momento de várias empresas, por esse motivo fiz um resumo para análise e discussão.

Os líderes de hoje estão preparados para lidar com esse novo tipo de profissional?

Os líderes têm hoje que examinar com minúcias o que motiva as pessoas de alta performance dentro das organizações.

Os líderes de hoje tem que atuar como um coach eficaz e saiba motivar as pessoas de grande potencial.

O grande desafio – Um ponto importante que notei no texto: “Essas pessoas se vêem como profissionais que têm o passe livre”. Manter essas pessoas motivadas é o grande desafio, senão as daremos de presente para a concorrência, que ficará muito agradecida.

Como esse profissional vê sua empresa – Um ponto crítico desse estudo: A maioria dessas pessoas acredita que suas empresas os abandonariam quando não mais atendessem às necessidades delas. Por sua vez, estavam dispostos a abandonar a empresa quando ela não mais atendesse às necessidades deles.

Tom Peters já dizia – Cada pessoa estava funcionando mais como uma microempresa individual do que como uma simples peça de um grande sistema. O que demanda mais atenção é que esses profissionais tem essa consciência.

No passado o trabalhador precisava mais da empresa do que ela precisava dele.

Hoje, o segredo da fortuna é o controle do conhecimento.

Para fazer da situação um desafio ainda maior para os empregadores, os profissionais do conhecimento agora sabem claramente que detêm o poder!

Está cada vez mais difícil manter os profissionais do conhecimento de alta performance e cada vez mais entristecedor perdê-los.

Muitas empresas esclarecidas, como Motorola e GE, sabem que desenvolver e reter a próxima geração de líderes é o segredo do seu sucesso futuro.

Mudança – Os profissionais do conhecimento sabem que é frequentemente compensador, em termos intelectuais, profissionais e financeiros, partir para novos desafios em vez de continuar fazendo a mesma coisa para a mesma organização.

Motivação desse profissional – É altamente complexo e pode muito bem mudar durante a sua vida. É impossível negar que o dinheiro continua sendo uma importante consideração, mas é de suma importância descobrir o que eles necessitam e o peso de cada um (Desafio, significado, reconhecimento e desenvolvimento podem representar mais do que o dinheiro).

A rápida mudança – A pessoa que vê o “equilíbrio trabalho-vida” como irrelevante aos 25 anos de idade talvez ache isso de importância capital aos 34.

Os profissionais de passe livre devem ser tratados como sócios, não como funcionários.

A relação com esses profissionais está começando a se assemelhar mais a uma aliança estratégica do que a um contrato de trabalho tradicional.

Eles podem ir embora a qualquer momento – Eles não dependem da empresa, se os profissionais de passe livre acharem que não estão sendo tratados como sócios valiosos, eles irão embora (e geralmente receberão um aumento salarial).

O segredo para lidar com esses profissionais – É a flexibilidade.

Para quem é estrela pouco interessa ser tratado “igual a todo mundo” – Tais pessoas sabem que prestam uma contribuição incomum e querem ser tratadas condizentemente.

É vantagem competitiva formular necessidades individuas para esse grupo de profissionais.

Liderar quem tem o passe livre requer franqueza.

Tem que haver uma refrescante dose de honestidade e respeito mútuo.

Ambas as partes não devem perder tempo fazendo joguinhos.

As organizações terão que ser diretas ao descrever as suas metas, expectativas e recompensas.

A percepção de que todos têm que ganhar, se aplicada com clareza e honestidade, farão com que essas empresas estejam na vanguarda das demais.

Para quem tem o passe livre toda empresa é substituível.

Os líderes de grande potencial – São pessoas especiais e sabem da importância dessa honestidade e respeito mútuo para com esses profissionais, e, para eles, está claro que esse novo momento é muito desafiador.

Os grandes líderes sabem que contratar e reter pessoas talentosas ficará cada vez mais difícil no futuro.

Resumo:

1 – Esses profissionais especiais querem ter tratamento diferenciado.

2 – Honestidade e respeito mútuo para com eles, sempre.

3 – Promova desafio, significado, reconhecimento e desenvolvimento (plano de carreira), pois podem representar mais do que o dinheiro.

4 – Lembrando que eles podem sair a qualquer momento.

Preparado por Haelmo

Se gostou dessa Atitude ou se não gostou, deixe seu comentário abaixo, é muito importante a sua opinião..

www.haelmo.com

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Haelmo de Almeida