Atitude Memorável 0197 – Viva com seriedade sem se levar a sério.
Esse texto fala da pessoa viver com “seriedade”, porém, sem se levar a sério.
Parece confuso, não? E realmente é, então, leia com calma.
Título: Não se leve a sério.
Viver com seriedade e ao mesmo tempo não se levar a sério são conceitos complementares, embora um pareça excluir o outro.
Viver com seriedade: Significa ter caráter firme e incorruptível, ter opinião própria, amparada por argumentos racionais, e um profundo sentimento de vergonha que impeça a prática de atos contrários à razão e à dignidade humanas.
Você pode viver “com seriedade” de duas maneiras:
1 – Com seriedade e se levar a sério ou
2 – Com seriedade e não se levar a sério.
Qual é a diferença?
CASO 1– Com seriedade e se levar a sério
É fácil reconhecer quem se leva a sério (caso 1): é incapaz de um gesto de humildade, de admitir os seus erros.
Quando raramente o faz, justifica-se dizendo que foi induzido a praticá-lo, fugindo à responsabilidade em qualquer situação.
Uma pessoa cheia de si não pode impor respeito, porque se considera o centro de todas as coisas e a sede soberana da razão, não deixando espaço para nenhum entendimento humilde com o mundo, que julga ser um simples espectador passivo da sua vontade.
Não pode também esperar nenhum aplauso, mesmo que pratique algum ato útil, porque é indisfarçável que o praticou mais como meio de valorizar a própria vaidade do que de ajudar quem quer que seja.
Caso 2 – Com seriedade e não se levar a sério
Por sua vez, aquele que vive “com seriedade”, e que não se leva a sério (caso 2), deve estar entre os mais SÁBIOS dos SÁBIOS, e, como tal, vive a vida com suprema dignidade.
Não se levar a sério significa questionar constantemente os próprios valores, trocando-os por outros sempre que isso possa enriquecer o conhecimento, mas significa principalmente encarar a vida com humor, transmitindo esse humor aos que o cercam como antídoto para os inevitáveis sofrimentos do cotidiano.
As pessoas mais sábias são as que se conhecem profundamente, e por isso alcançaram a paz interior refletida no sorriso permanente de quem atingiu a sabedoria de não se encarar com seriedade.
Sabem que a verdade última nunca será alcançada.
Quanto mais instruída é uma pessoa, menos sério ela se leva, porque o conhecimento descoberto e adquirido torna nítidas a efemeridade de todas as coisas, a luta insana pela posse de bens materiais e a busca obsessiva da satisfação dos sentidos.Do livro Sócrates e a arte de viver – J.C. Ismael
Nota: Como sempre tenho dito, essas ATITUDES aqui colocadas em meu site, são para minha leitura constante, para a minha própria caminhada, e, como consequência, ajudar outras pessoas.
Sem dúvida o bom líder deve estar dentro do caso 2 acima.
Se gostou dessa Atitude ou se não gostou, deixe seu comentário abaixo, é muito importante a sua opinião.
www.haelmo.com.br
Se entrar no meu canal do Telegram receberá as matérias em primeira mão.
0 comentários