51.01-Onboarding e Ongoing

Onboarding = First Value = Primeiro valor

É um procedimento para guiar um novo cliente no uso de seu produto ou serviço, de forma que retire de seu caminho possíveis barreiras como configurações técnicas.

O processo de onboarding começa imediatamente após a compra. O objetivo é começar o trabalho o quanto antes, seja o
funcionamento do produto ou o início do serviço.

É muito importante aproveitar a energia inicial de compra do cliente para engajamento.

Essa implementação varia de empresa para empresa dependendo do tipo de produto ou serviço.

Vou dar um exemplo simples: imagine que você comprou um processador de alimentos para sua cozinha. No começo você fica animado, querendo mexer nele ao máximo para entendê-lo, não é mesmo? Mas se tem dificuldades em entender seu funcionamento e as diversas utilidades que pode ter, vão se criando barreiras que podem até desestimular de usá-lo e logo você o abandona.

Por outro lado, se há informações para saber usá-lo e aproveitá-lo ao máximo, você ficará satisfeito por ver retorno sobre o investimento.

A implementação inicial pode ser feita de diversas maneiras: reuniões presenciais, orientação online, ou mesmo baseado em materiais educativos como: artigos, manuais e vídeos de instrução.

O onboarding acabou, e agora?

Bom, nesse momento você deve ter certeza de que o cliente conseguiu atingir o primeiro sucesso e está pronto para continuar sozinho. É importante garantir que ele não deixará seu produto de lado e que não fique desanimado ao saber que a sua orientação focada terminou.

A melhor solução para isso é dar um norte, ou seja, um planejamento mensal, trimestral, semestral, ou até anual, com ações práticas, iguais ou parecidas com as que foram executadas ao longo do onboarding para que ele continue engajado.

Feito isso, faça a passagem para o gerente de sucesso (Customer Success) desse cliente (caso sua empresa possua um), para que ele siga no processo de Ongoing.

Ongoing

Nota: O Ongoing é um processo de continuidade, é a etapa que vem após o processo de Onboarding, (processo no qual o cliente é guiado para uma primeira experiência com seu produto ou serviço e, posteriormente vai atingir suas primeiras metas, sendo possível analisar um índice inicial de sucesso e “primeiro valor”) ou seja, é o caminho a ser trilhado para que essa primeira experiência de sucesso seja prolongada e mantida com a marca.

Conclusão

O onboarding é um processo crítico pelo qual o cliente passa. Assim, tome esse momento-chave para conquistá-lo. Em outras palavras, não faça o onboarding de qualquer jeito e invista nesta fase do processo, pois ela é extremamente importante para a vida do cliente dentro da sua empresa.

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Haelmo de Almeida