AM 0235 – Empresas grandes são lentas. Carece de Flexibilidade. (121-2202)

Atitude Memorável 0235


Em 90% dos casos, a AGILIDADE supera o tamanho.

O que é grande não é ágil. Por isso não há ginastas obesos nem caças tipo jumbo.

As maiores criaturas que habitaram nosso planeta já despareceram, e as bactérias ainda circulam por aqui.

LIMITOU SUA UNIDADES DE NEGÓCIOS A 200 PESSOAS >>> A Gore & Associates, fabricante do Gore-Tex e de mil outros produtos de alta tecnologia, limita suas unidades de negócios a cerca de 200 pessoas.

FRAGMENTAÇÃO >>> A Morning Star, a maior e mais eficiente processadora de tomates do mundo, tem mais de 20 unidades de negócios numa empresa com apenas 500 funcionários em tempo integral.

GOOGLE >>> É por isso que o tamanho médio das equipes da Google é de cinco a sete pessoas.

CARÊNCIA DE DIVERSIDADE INTELECTUAL >>> As empresas compostas de grandes unidades organizacionais geralmente carecem de diversidade intelectual, uma vez que as pessoas da mesma unidade tendem a pensar da mesma maneira.

DIMINUI O SENSO DE RESPONSABILIDADE EM GRANDES ORGANIZAÇÕES >>> As empresas que sofrem de elefantíase não raro solapam a responsabilidade pessoal. Um empregado que é um entre centenas ou milhares, em vez de um entre dezenas, dificilmente estará imbuído do senso de responsabilidade por ajudar a organização a mudar e adaptar-se. “Sem dúvida, isso não é comigo” – passa a ser um hábito.

GRANDE OU FLEXÍVEL >>> A maioria dos executivos prefere e até exagera as vantagens da escala, de ser grande, e SUBESTIMA os benefícios da FLEXIBILIDADE – daí a preferência duradoura e, em geral, perversa por fusões e incorporações para a formação de grandes unidades.

GRANDES UNIDADES >>> Grandes unidades transformam acrobatas LÉPIDOS em GIGANTES MUSCULOSOS e VAGAROSOS.

GRANDE PARA O PÚBLICO E PEQUENA INTERNAMENTE >>> É bom para uma empresa parecer grande para o PÚBLICO EXTERNO, mas ela sempre deve parecer pequena para o PUBLICO INTERNO.

Nota 1 >>> Claro que você deve fazer uma proporção baseado na sua empresa. Para o caso da Gore & Associates , 200 pessoas por unidade de negócios foi um bom número. Analise se a sua empresa está muito “engessada”, “burocrática demais”… a partir daí faça o estudo.

Nota 2 >>> Anote: Sobre fusões e aquisições veja Atitude 0223

Fonte: O que importa agora de Gary Hamel.

Se você gostou deixe seu comentário, ou faça uma pergunta que irei atendê-lo.

www.haelmo.com.br

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Haelmo de Almeida