Atitude Memorável 0149
Se eu o parasse na rua e de repente lhe perguntasse:
– Qual é o seu negócio?
Você poderia achar uma pergunta ingênua e daria uma resposta mais ou menos assim:
Meu negócio é definido por meus Produtos e Serviços, e talvez acrescentasse: fornecido de maneira fácil para os clientes.
O que acham dessa resposta?
– Más respostas – respondo.
Essas respostas refletem uma visão de mundo clássica, introspectiva e centrada em produtos.
Elas são relíquias de um estilo de pensamento “antiquado” que coloca em primeiro lugar a empresa e seus produtos, relegando o cliente a segundo plano; presume que os clientes realmente querem qualquer coisa que você fabrique e venda.
Você não poderia estar mais errado.
Seus clientes não estão interessados em você nem na sua empresa, e apenas um pouco mais em seus produtos e serviços.
Seus clientes estão preocupados com eles mesmos e, sob o ponto de vista deles, a única justificativa para a sua existência é a sua capacidade de melhorar a vida e o negócio deles.
Numa reunião de um grande fabricante de furadeiras, com 60% do mercado, o chairman disse:
– Tenho más notícias para vocês: Ninguém mais quer nossas furadeiras.
– Como pode ser isso, temos 90% do mercado? Disseram.
– Nossos clientes não querem mais nossas furadeiras. O que eles querem são furos.
Seus produtos ou serviços, por melhor que sejam, não passam de apenas parte da solução para os problemas dos clientes.
- Venda de automóvel. É apenas parte da solução para o transporte.
- Do mesmo modo as furadeiras são parte do que os clientes precisam para fazer furos.
Pergunte?
- O que os clientes fazem com nossos produtos e serviços depois que os recebem?
- Quais são os problemas de negócios ou os problemas pessoais mais amplos de nossos clientes?
- O que mais podemos fazer para ajudá-los a resolver esses problemas?
Esse tipo de raciocínio força-o a abandonar a velha perspectiva de produto e a raciocinar sob a perspectiva do cliente.
Veja-se como provedor de soluções, e não de produtos e serviços.
Analise o que seus clientes fazem com o que você lhes oferece, e faça-o para eles ou os ajude nessa tarefa.
Agregue mais valor para os clientes.
Forme os seus preços com base no valor e não no custo.
Os clientes só querem saber de uma coisa: MELHORES RESULTADOS.
Se você gostou deixe seu comentário, ou faça uma pergunta que irei atendê-lo.
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