Cold Calling 2.0 – Um caso real comigo 60.02

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Cold Calling é o que chamamos de ligação fria ou contato frio (Cold Call).

É ligar para alguém que não conhece você e que não está esperando sua ligação. Serve também quando você manda um e-mail frio tentando conseguir novos clientes (Cold Mail)

O que será então o Cold Calling 2.0?

O que será o Cold mail 2.o?

Cold Calling 2.0, é quando você elabora um texto que conecta, deixando de ser um contato puramente frio, esse texto pode ser para uso numa ligação ou para conteúdo de e-mail, adaptados cada um a seu contexto.

Vou mostrar um caso real de um e-mail que eu fiz dia 21/09/2020, usando a técnica do Cold mail 2,0, e que geraram 5 novos contatos e fortaleceu um outro que estava em andamento.

Nesse caso eu sozinho fui o: MRR / SDR / Executivo de Contas.

Email do Haelmo para uma empresa que distribui peças fundidas.

Consegui essa empresa pelo Google, ou seja, nada sabia sobre ela.

Teoricamente, como padrão, faria um ligação fria (Cold Calling) ou um e-mail de qualquer maneira (Cold mail), mas vejam o que eu fiz:

Leiam primeiramente o e-mail que depois fazemos algumas observações.

De: Haelmo Coelho de Almeida
Enviada em: segunda-feira, 21 de setembro de xxxx 16:19
Para: Distribuidor de Fundidos
Assunto: Fulano 1 <> Haelmo

Boa tarde, Fulano1, tudo bem,

Vi no seu site a melhoria no setor de fundidos, inclusive de junho para julho foi de 16,6%. Sensacional isso para o momento Brasil.

Inclusive você até cita que talvez o setor não dê conta da demanda.

Isso me leva a te falar do nosso ERP, pois somos especializados em fundição, o que agiliza muito uma indústria desse setor.

Temos por exemplo:

  • Controle das ligas, forno, macharia e modelos.
  • Alteração da liga em tempo de execução.
  • Controle das corridas.
  • Planejamento de produção com base na capacidade do forno e composição de liga.
  • Apontamento por operação.
  • Inspeção por operação.
  • Certificados de qualidade.
  • Custo real baseado em horas apontadas.
  • Variação de preço de venda com base no peso dos produtos.

Nós temos clientes de fundição, e um deles temos um vídeo considerado um case de sucesso:

Clicar aqui para assistir o vídeo:

Eu estou remetendo esse e-mail para você porque consigo substituir um ERP em até 6 meses.

Tenho analistas especializados para fazer um Zoom com você e até uma visita presencial.

Se preferir segue meu Whatsapp (19) 99200-3600

Vamos em frente e nos tornar um parceiro? já temos política comercial estabelecida.?

Um forte abraço

Haelmo

Segue observações desse meu e-mail usando o Cold Calling 2.0 (Ligação/contato frio porém estruturado)

1 – Qualquer pessoa que receber esse e-mail vai notar que houve uma análise do seu próprio perfil, não foi um “copia e cola”.

2 – “Vi no seu site a melhoria no setor de fundidos, inclusive de junho para julho foi de 16,6%. Sensacional isso para o momento Brasil.”

Perdi 5 minutos navegando no site dele para descobrir essas informações.

3 – “Inclusive você até cita que talvez o setor não dê conta da demanda.”

Mostra novamente que houve um estudo da pessoa do prospect.

Aqui vai uma dica: Use as mesmas palavras que o seu prospects/cliente usa, assim a identificação é de imediata.

3 – “Nós temos clientes de fundição, e em um deles temos um vídeo considerado um case de sucesso, segue o vídeo: “

Se tiver um caso de sucesso, cite.

4 – “Eu estou remetendo esse e-mail para você porque consigo substituir um ERP em até 6 meses.”

Mostro números: Para não ficar somente texto.

5 – “Se preferir segue meu Whatsapp (19) 99200-3600”

Whatsapp de vendedor “de verdade” está em todo lugar. Quem quiser aumentar as vendas ou seu networking não pode esconder seu número de celular.

Se você tem receio de passar seu número de telefone, você não gosta de se relacionar, consequentemente, não serve para a área comercial. E se você é dono de uma empresa, seja pequena, média ou grande, tem que saber disso.

Se você trabalha sozinho com consultoria, área técnica, treinamento, ou algo do gênero, você deve dar seu número de celular até para o gato do vizinho. :-))

6 – “Vamos em frente e nos tornar um parceiro, já temos política comercial estabelecida.?”

Como vi que não era uma indústria de fundidos e sim um distribuidor, o convidei para ser um parceiro.

Vamos a resposta que recebi desse distribuidor.

De: Fulano 1 (Da Distribuidora de fundidos)
Enviada em: segunda-feira, 21 de setembro de 2020 18:09
Para: Haelmo Coelho de Almeida
Cc: Copia para mais alguém internamente da empresa dele
Assunto:

Haelmo boa tarde!

Fico feliz em saber que nosso portal de notícias tem chegado a empresas e pessoas como você.

A (nome da empresa dele) é um escritório de representação comercial especializada em fundidos, representamos algumas fundições, porém essa parte de controles de produção acabamos não nos envolvendo, sugiro que entre em contato diretamente com as fundições;

Fundição 1

Fundição 2

Fundição 3

Fundição 4

Fundição 5

Grande abraço;

Análise da resposta do Prospects – Lembrando: não tive contato por telefone, somente no e-mail acima.

1 – Veja a satisfação do distribuidor ao saber que li a matéria por ele publicado .

Você pode fazer isso acessando o linkedin da pessoa, comentar seus post, comentar suas matérias, verificar os cursos que essa pessoa tem, do que ele gosta etc. etc.

Lembrando do capítulo 01/50. Venda é entre CPF e não CNPJ.

Garanto que esse distribuidor nem deve lembrar o nome da minha empresa e eu também não lembro da dele, mas criou uma conexão.

2 – Ai ele confirma que é só um escritório de distribuição.

3 – Como se não bastasse ele me passa o contato de 5 fundições que ele trabalha, tudo isso porque ele sentiu uma conexão no e-mail.

Com isso tenho 5 Indústrias de Fundições para trabalhar, agora com contatos até mais quente, pois posso cita essa empresa distribuidora.

Mas vamos continuar a história…

Esqueçam por enquanto esse e-mail acima e esqueçam do distribuidor. Quero falar de um outro caso Real de prospecção que tenho.

Estou trabalhando com uma outra Indústria de fundição que nada tem a ver com esse distribuidor, e aproximei os dois. Vou chamar esse novo entrante na história de “Fundição 2”

Segue e-mail para o Distribuidor de Fundidos com cópia para a Fundição 2

De: Haelmo Coelho de Almeida
Enviada em: quinta-feira, 24 de setembro de 2020 15:31
Para: O distribuidor de fundidos
Cc: Fundição 2
Assunto: Aproximar Distribuidor de Fundidos <> Fundição 2

Fulano 1, obrigado pelo retorno. (Eu agradecendo a resposta do Distribuidor)

Estive conversando com o Fulano 2 da Fundição 2, da cidade 2, nosso futuro cliente.

Falando com ele comentei de você, então, estou aproximando vocês para quem sabe uma parceria ou um networking

Fulano 2 – Informei Nr Celular

Fulano 1 – Distribuidor – Informei nr celular

Um forte abraço a vocês.

Haelmo

Observação desse meu e-mail de aproximação do Distribuidor (Fulano1) com a Fundição 2 (Fulano2)

1 – Fiz isso independente do retorno de ambos, e isso ficou claro para eles.

Quantas pessoas fazem isso? Poucas, certo? então, ao fazermos, acabam nos vendo de maneira diferenciada.

Relacionamento é tudo, não somente em vendas, mas dentro das empresas, no nosso condomínio etc.

E isso não é um dom (se alguém aqui está achando que é). É a lei da semeadura, pois aquilo que plantamos iremos colher. O cuidar do outro gera empatia, cria um elo forte de ligação.

Mostre interesse genuíno em ajudar que o outro vai perceber isso.

É o dando que se recebe. Cuide do seu contato / prospect / cliente.

Pega esse algoritmo:

Algoritmo dentro da ciência da computação são procedimentos precisos, eficientes e corretos”.

Algoritmo 1 – “Fazer uma coisa bem feita leva o mesmo tempo de fazê-la mal feita.”

” Lavar uma louça mal lavada leva o mesmo tempo de lavar de qualquer jeito… isso se chama “capricho” (E evita xingamento da mulher rs ).”

Pega outro algoritmo: Tenha capricho em tudo que fizer.

Resposta do Distribuidor de fundidos sobre o meu e-mail acima

De: Distribuidor de fundidos
Enviada em: quinta-feira, 24 de setembro de 2020 18:14
Para: ‘Haelmo Coelho de Almeida’; Fundição 2
Assunto: Distribuidor de Fundidos <> Fundição 2

Olá Haelmo e Fulano 2

Estamos à disposição para conversar e trocar experiências. Aqui no Sul o mercado está bastante aquecido para fundição. Minha representada de ferro só pega novos itens para 2021.

Segue no anexo apresentação da minha empresa de representação comercial.

Sds

Distribuidor de fundidos.

Notem aqui o networking que está gerando

e-mail de agradecimento da Fundição 2

De: Fundição 2
Enviada em: sexta-feira, 25 de setembro de 2020 14:23
Para: Distribuidor de fundidos; Haelmo Coelho de Almeida
Assunto: Distribuidor de fundidos <> Fundição 2

Boa tarde Haelmo

Obrigado pelo apoio.

Vou entrar em contato.

Att.

Fundição 2

Fiz o último e-mail dizendo:

De: Haelmo Coelho de Almeida
Enviada em: sexta-feira, 25 de setembro de 2020 15:01
Para: Distribuidor de fundidos; Fundição 2
Assunto: Distribuidor de fundidos <> Fundição 2

Fulano 1 e Fulano 2

Eu tenho uma meta pessoal de, pelo menos uma vez por semana, aproximar 2 pessoas que não se conhecem.

Se não gerar negócios, pelo menos será mais um amigo virtual. :-))

Abraços

Haelmo

Resposta final do Distribuidor de Fundidos

De: Distribuidos de fundidos
Enviada em: sexta-feira, 25 de setembro de 2020 15:03
Para: Haelmo Coelho de Almeida;Fundição 2
Assunto: Distribuidos de fundidos <> Fundição 2

Boa meta. Vou tentar adotar por aqui também.

Obrigado Haelmo;

Sds

Distribuidor de fundidos.

FIM da Saga de e-mail. Ufa!

Quem chegou até aqui, parabéns… e obrigado.

Vamos ao resumo.

Cold Calling (Ligação fria )

É ligar para alguém que não conhece você e que não está esperando sua ligação.

ou

Fazer um e-mail para alguém que não conhece você e que não está esperando. ( Foi o que fiz no exemplo acima)

Cold Calling 2.0

Significa prospectar novas contas sem nunca fazer qualquer Cold Call. Porém, quando executado de forma sistemática, de maneira especializada, o processo de Cold Calling 2.0 pode se tornar o principal motor de geração previsível e sustentável de novos negócios e de receita para a empresa.

No meu caso real gerou 5 novos contatos e fortaleceu outro já existente.

Nada de Cold calls!

Prospectar novas contas com novos métodos, em vez de importunar as pessoas com ligações/emails indesejados.

Analise as pessoas que vai contatar. Você pode achar que está perdendo tempo, mas não está.

Número de ligações por dia ou visita agendadas não são boas métricas, são foco em atividades, porém o seu foco tme que ser em resultados.

Coloque as seguintes métricas

Número de ligações qualificadas por dia ou semana.

Quantidade de oportunidades qualificadas por dia ou semana.

Alimente-se direito

Você deve arranjar tempo para trabalhar o Cold Calling 2.0 da mesma forma que deve procurar se alimentar bem e ficar longe de comidas pouco saudáveis. Por que estou usando esse exemplo? Porque para ambos requer disciplina e comprometimento

Sou muito ocupado

Se você acreditar que é tão ocupado a ponto de não ter tempo para fazer mais nada, corre sérios riscos na construção de uma base para o seu sucesso no futuro.

Pra terminar segue Voltaire: “Escrevo-vos uma longa carta porque não tenho tempo de a escrever breve.”

Se chegou até aqui, meu muito obrigado.

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Haelmo (19) 98863-3600

contato@haelmo.com.br

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