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Copywriting
Copywriting, termo que remete à redação comercial (carta, email, redes sociais, pdf )
A escrita
Escrita é pensamento refinado. Stephen King
Repetir… corrigir… exaurir
A repetição, com correção, até a exaustão, leva a perfeição.
Mergulhe fundo
Há uma diferença enorme entre sentar à beira do rio com os pés na água e mergulhar com o corpo todo. Só se conhece a profundidade das coisas quando se mergulha nelas.
Máquina do tempo
Se eu pudesse voltar no tempo – mais precisamente quando eu tinha 20 anos e comecei a pensar em fazer negócios – e dar um único conselho a mim mesmo, seria esse: “Aprenda Copywriting”. Isso mudaria a minha vida, com toda certeza. Paulo Maccedo do livro CopyWriting
Serve para mim, Haelmo, as palavras de Maccedo quando eu tinha a idade de 35 anos, pois copywriting é realmente “A arte de escrever para vender.”
Uma boa história em um bom filme
Uma boa história em um bom filme te faz chorar em 15 minutos. Incrível, não?
Usando a palavra “PEGADA” como acróstico
PEGADA vale para tudo: Telefone, e-mail, página de venda, demonstração
Um exemplo de um e-mail oferecendo um ERP para uma Indústria de Fundição usando a PEGADA.
>>>> Inicio do e-mail
Boa tarde, tudo bem?
Imagino que você está sempre pensando em ter o Planejamento de Produção com base na capacidade do forno e composição de liga, e também de como fazer a alteração da liga em tempo de execução.
Isso realmente cria desconforto e causa outros tipos de problemas dentro da gestão da empresa.
A saída para esse tipo de dificuldade é ter um software de Gestão especialista em fundição.
Nós temos clientes de fundição, e para um deles temos um vídeo considerado um case de sucesso, segue o vídeo: Empresa XYZ, http://www.cliente.com.br/empresaXYZ
Eu estou remetendo esse e-mail para você porque consigo substituir o seu ERP em até 6 meses. Tenho analistas especializados para fazer um Zoom com você; podemos também fazer uma visita presencial.
Posso te ligar amanhã as 10:00?
Atenciosamente
Fulano de tal
>>>> Fim do e-mail
Se você for um gestor de uma fundição e receber um e-mail assim, ficará claro para você o que eu faço, o que eu resolvo. O texto resultará em mais atenção de quem lê, e veja que não falei quem eu sou, experiência, quantos MBA eu tenho, quantas línguas eu falo, onde trabalhei, que minha empresa é a maior e blá, blá, blá… Isso será falado? Será importante? Talvez sim em outro momento, não numa abordagem inicial. NO INÍCIO TODOS NÓS QUEREMOS RESOLVER OS NOSSOS PROBLEMAS. FOQUE NELES.
Depois que você pegar o jeito da “PEGADA”, você ficará muito mais crítico com os e-mails que recebe, com as lives que assiste, com os sites que lê. Você vai notar que as pessoas misturam tudo que faz porque focam no seu produto ou serviço ao invés de focar no problema do cliente. E com tudo o que falam, você não consegue se identificar e nem descobrir no meio daquele monte de informações, como resolver o seu problema. Muitas vezes fica difícil até de descobrir o que a pessoa faz. A mente humana trabalha bem uma informação por vez… faça isso.
Leiam novamente o e-mail acima… parece um e-mail normal que você sentou no computador e saiu escrevendo, certo? Não parece ter uma técnica por trás, não é mesmo? Mas tem sim, ela segue os passos da PEGADA.
Agora que leu, veja o e-mail como foi montado usando as regras da PEGADA
Vejam um texto real que peguei da internet. É um padrão que várias empresas usam e que fica confuso pois não foca em um problema específico.
<<< Inicio do texto
O Grupo XYZ vem, desde o ano de 9999, se destacando no mercado de softwares pelo seu comprometimento com cada cliente e pela qualidade de seus produtos. Atuando nas mais diversas cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rondônia, o Grupo XYZ, que também é líder regional em seu mercado, vem trabalhando no desenvolvimento de soluções na área da tecnologia da informação voltadas para o Poder Público – Prefeituras, Câmaras, Fundações e Autarquias que atendam aos requisitos dos tribunais de contas dos estados, mas também desenvolvendo soluções integradas e completas para ajudar a desenvolver o futuro das cidades de maneira mais inteligente, transparente, econômica, participativa e sustentável.
>>> Fim do texto
Vamos analisar:
“destacando no mercado de softwares pelo seu comprometimento com cada cliente e pela qualidade de seus produtos.” Isso todo mundo fala.
“Atuando nas mais diversas cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rondônia,” E daí, o que isso me interessa, qual a finalidade de dizer isso aqui?
“o Grupo XYZ, que também é líder regional em seu mercado” Que mercado?
“vem trabalhando no desenvolvimento de soluções na área da tecnologia da informação voltadas para o Poder Público – Prefeituras, Câmaras, Fundações e Autarquias que atendam aos requisitos dos tribunais de contas dos estados,” Que soluções? Que requisitos?
“mas também desenvolvendo soluções integradas e completas para ajudar a desenvolver o futuro das cidades de maneira mais inteligente, transparente, econômica, participativa e sustentável.” Aqui citou outro produto, falou de cidades inteligentes que até então não havia falado.
Depois vamos voltar a analisar melhor esse texto
Você sabia que alguns grandes redatores chegam a receber até US$ 100.000 dólares por uma única carta de vendas?
Você sabia que alguns grandes redatores chegam a receber até US$ 100.000 dólares por uma única carta de vendas? No livro “Copywriting: Palavras Que Vendem Milhões”, Gustavo Ferreira destaca que Gary Halbert foi o copywriter mais bem pago até hoje, recebendo 5 milhões de dólares para fazer um único trabalho.
“Nossa!”, você deve ter expressado. Bem, existe um motivo para resultados tão grandiosos. Esses copywriters têm a habilidade de escrever essas cartas que geram milhões de faturamento com o que escrevem; e se eles conseguem fazer os textos gerarem milhões para seus clientes, consequentemente, também receberão pagamentos generosos.
Mas não pense que é fácil. Para chegar a esse nível, será preciso anos de estudo e prática.
EXEMPLO NÚMERO 1: “THE WALL STREET JOURNAL”.
O autor da carta a seguir foi Martin Francis Conroy, um executivo de publicidade americano.
Esta carta escrita para o “The Wall Street Journal” circulou de 1975 a 2003, ou seja, por mais de 25 anos.
Estima-se que durante este tempo, essa carta gerou mais de 1 bilhão de dólares de faturamento em assinaturas do jornal, e é considerada uma das cartas mais bem-sucedidas de toda a história.
Especialistas dizem que a sutileza na conexão entre o presente e o futuro com a venda da assinatura foram fundamentais no sucesso dela.
Fala-se muito sobre criar uma oferta irresistível, e o que Conroy fez foi exatamente isso: uma oferta irresistível para quem ler a carta querer participar da assinatura do jornal.
Ao ler a carta, observe os elementos de especificidade, prova e prova social.
Outro fator fundamental é o que eu intitulo de “quadro do futuro”.
Ela faz você imaginar o futuro contando uma história. E no final traz, no momento presente, a responsabilidade de construir ums futuro que você acabou de imaginar.
Aliás, faço questão de destacar que as histórias têm um grande podei de gerar conexão e influenciar pessoas. Por isso é importante para um copywriter estudar o storytelling, a arte de contar histórias. Falarei sobre ísso em capítulos futuros. Agora vamos conferir a carta!
Vamos a carta:
Caro leitor,
Em uma bela tarde de primavera, vinte e cinco anos atrás, dois jovens se formaram na mesma escola. Esses jovens eram muito parecidos. Os dois foram estudantes melhores que a média, ambos eram bem apessoados e os dois – como jovens colegas de graduação – eram cheios de sonhos ambiciosos para o futuro.
Recentemente, esses dois homens retornaram para a faculdade para o 25º. encontro.
Eles ainda eram muito parecidos. Ambos estavam felizes e casados. Ambos tinham filhos. E os dois acabaram indo trabalhar para a mesma empresa de manufatura após a faculdade, e ainda estavam lá.
Mas havia uma diferença. Um dos homens era gerente de um pequeno departamento da empresa. O outro era o presidente.
O que fez a diferença?
Você já perguntou, como eu já me perguntei, o que faz esse tipo de diferença na vida das pessoas?
Não é apenas inteligência nata ou talento ou dedicação. Não é que uma pessoa quer mais sucesso e a outra não.
A diferença está no que cada pessoa sabe e como ele ou ela faz uso desse conhecimento.
E esse é o motivo que escrevo para você e para pessoas como você sobre o The Wall Street Journal.
Porque esse é o grande propósito do Journal: dar aos leitores conhecimento – conhecimento que possam usar em seus negócios.
Uma publicação como nenhuma outra
Veja, o The Wall Street Journal é uma publicação única. É a única publicação nacional de negócios diária. É montado pela maior equipe de especialistas em notícias de negócios do mundo.
Todo dia útil, as páginas do Jornal incluem um alcance vasto de informação, interesse e relevância para as pessoas com mentes de negócio, não importa de onde vieram. Não apenas ações e finanças, mas qualquer assunto relevante ligado ao dinâmico mundo de negócios…
O The Wall Street Journal dá a você todas as notícias de negócios que você precisa – quando você precisa.
Fim da carta
Continua no Algoritmo 007
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