AM 0352 – O momento mais perigoso é o da VITÓRIA – Napoleão Bonaparte, 1769-1821

Napoleão Bonaparte (15 de agosto de 1769, 5 de maio de 1821) foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Adotando o nome de Napoleão I, foi Imperador dos Franceses de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815.

Seja implacável com seu inimigo, mas não crie outros indo além do necessário – Maquiavel

Na esfera do poder, você deve se guiar pela razão.

Deixar que uma emoção momentânea, ou uma vitória emocional, influencie ou oriente os seus movimentos, será fatal.

Quando você alcançar o sucesso, recue. Tenha cautela.

Saindo-se vitorioso, compreenda o que as circunstâncias particulares de uma situação representam, e não fique repetindo simplesmente as mesmas ações.

Ao longo de toda a história vêem-se espalhadas as ruínas de impérios vitoriosos e corpos de líderes que não aprenderam a parar e consolidar seus ganhos.

Quem ultrapassa a sua meta quase sempre está motivado por um desejo de agradar a um mestre comprovando a sua dedicação.

Mas esforçando-se demais você corre o risco de despertar a desconfiança do mestre.

Filipe II da Macedônia ou Macedónia foi rei da Macedônia de 359 a 336 a.C. A Macedônia era rica em ouro e financiadora de um exército forte e efetivo, cuja eficácia se deveu muito aos esforços pessoais de Filipe

Em várias ocasiões, os generais sob as ordens de Filipe da Macedônia caíram em desgraça e foram rebaixados de posto imediatamente depois de terem conduzido suas tropas a uma grande vitória; mais uma vitória como essa, pensava Filipe, e esse homem poderá se transformar num rival em vez de subordinado.

Quando você serve a um mestre, é melhor dimensionar cuidadosamente as suas vitórias, deixando que ele fique com as glórias e não permitindo jamais que ele se sinta constrangido.

É também sensato estabelecer um padrão rígido de obediência para conquistar a sua confiança.

general chinês Wu Ch’i

No século quarto a.C., um capitão sob as ordens do notoriamente severo general chinês Wu Ch’i se adiantou, atacando antes do início de uma certa batalha e voltou com várias cabeças inimigas. Ele achou que tinha mostrado o seu ardoroso entusiasmo, mas Wu Ch’i não se impressionou. “Um oficial talentoso”, disse o general, suspirando ao mandar decapitá-lo, “mas desobediente.”

Outro momento em que um pequeno sucesso pode estragar as chances de outro maior é quando o mestre ou superior lhe concede um favor: é um erro perigoso pedir mais. Você parecerá inseguro – talvez não se sinta merecedor, e tenha de agarrar o máximo que puder enquanto tem chance, o que pode não acontecer novamente. A reação adequada é aceitar o favor delicadamente e se retirar. Qualquer favor subseqüente você deve ganhar sem ter de pedir.

Finalmente, o momento em que você pára tem uma grande importância dramática.

O que vem por último fica marcado na lembrança como um ponto de exclamação.

Não há ocasião melhor para parar e se afastar do que depois de uma vitória.

Continue e se arriscará a reduzir o efeito, até a terminar derrotado.

VITÓRIA

Como dizem os advogados sobre os interrogatórios, “Pare sempre com uma vitória”.

Imagem: Icaro Despencando do Céu. Seu pai, Dédalo, confecciona asas de cera que permitem aos dois homens sair voando do labirinto e escapar do Minotauro.

Entusiasmado com a fuga triunfante e a emoção do vôo, Ícaro sobe cada vez mais alto, até que o sol derrete a cera das asas e ele morre na queda.

Autoridade: Príncipes e repúblicas deveriam se contentar com a vitória, pois quando almejam mais do que isso, em geral perdem. O hábito de insultar o inimigo com palavras surge da insolência da vitória, ou da falsa esperança de vitória, a qual frequentemente desorienta os homens tanto nas suas ações quanto nas suas palavras: pois quando esta falsa esperança se apossa da mente, faz os homens ultrapassarem o seu alvo, e sacrificarem um bem garantido por outro melhor incerto. (Nicolau Maquiavel, 1469-1527)

Esse texto tem muito a ver com a INVEJA. Se não leu meu post sobre esse assunto, clique a seguiir:

AM 0016-INVEJA

Se quiser ler as matérias anteriores e as novas em primeira mão, entre no meu canal do Telegram.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Telegram-Canal.png

e no meu grupo do linkedin

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Linkedin-Logo-1024x576.png

E no meu grupo de chat do Telegram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Telegram-Grupo.jpg

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. AM 0016 - INVEJA - Texto completo - Haelmo - […] AM 0352 […]

Haelmo de Almeida