AM-Atitude Memorável 0350 – Vença por suas ATITUDES, não discuta.
Você precisa entender como o comportamento humano funciona, para evitar o erro ao lidar com as pessoas e até mesmo para cultivar o bem.
No século XVI, em Florença, na Itália, havia um enorme bloco de mármore abandonado em uma igreja, arruinado por um furo indevido. Escreveram a Michelangelo que estava em Roma. Só ele poderia fazer alguma coisa, disseram. Michelangelo, após examinar disse que poderia aproveitar. Soderine disse que era perda de tempo pois ninguém seria capaz de salvar tal desastre.
Tempos depois, quando Michelangelo estava dando os últimos retoques na escultura, Soderine entrou no estúdio. Fazendo-se de conhecedor, ele analisou a enorme peça e disse: “O nariz está grande demais”. Michelangelo notou que Soderine não tinha um bom ângulo de visão.
Aqui está a grande sacada: Michelangelo, sem dizer uma palavra, acenou para Soderine acompanha-lo subindo no estrado. No caminho, Michelangelo apanhou um punhado de pó de mármore, e fingindo bater no nariz de David, soltou o pó que tinha nas mãos.
“Olhe de novo”. disse Michelângelo.
“Ficou melhor”, respondeu Soderine, “você lhe deu vida”.
Michelangelo sabia que ao mexer no nariz poderia arruinar toda a escultura. Mas Soderine era um Patrono (hoje seria um CEO, supervisor, chefe, gerente, diretor, encarregado etc. ) que se orgulhava do seu julgamento estético.
Ofender um homem como esse discutindo com ele não traria nenhum benefício para Michelangelo, e ainda colocaria em risco futuras encomendas (promoções, aumento etc)
Michelangelo era esperto demais para discutir. Sua solução foi mudar a perspectiva de Soderine (literalmente aproximá-lo mais do nariz).
Michelangelo deixou que Soderine acreditasse que ele havia melhorado.
Vença com atitudes sem discutir.
O risco de tentar vencer por argumentos é que você nunca sabe como isso afeta as pessoas, às vezes, a pessoa pode concordar por educação, mas intimamente ficam magoadas. Se essa pessoa for superior e tiver mais poder, você estará em perigo.
AS PALAVRAS
As palavras têm uma insidiosa (falsa) capacidade de serem interpretadas de acordo com o estado de humor ou insegurança da outra pessoa.
NATUREZA ESCORREGADIA DAS PALAVRAS
Até mesmo os melhores argumentos não têm bases sólidas, pois todos nós desconfiamos da natureza escorregadia das palavras. E dias depois de concordar com alguém, voltamos a nossa antiga opinião só por hábito.
NO CALOR DE UMA DISCUSSÃO.
Todos sabem que, no calor de uma discussão, nós somos capazes de falar qualquer coisa para defender a nossa causa.
ATITUDES E DEMONSTRAÇÕES
Atitudes e demonstrações tem muito mais poder e sentido. Elas estão ali, diante dos nossos olhos – “Sim, agora o nariz da estátua parece correto”. Não há termos ofensivos, nenhuma possibilidade de mal-entendidos.
NINGUÉM PODE DISCUTIR COM UMA PROVA VISÍVEL.
Vale a frase de Baltasar Gracian: “A verdade é geralmente vista, raramente ouvida”.
Fazê-los sentir literal e fisicamente o que você quer dizer é muitíssimo mais eficaz do que discutir.
Evite brilhar mais que seu superior.
Evite brilhar mais do que seu superior. Toda superioridade é odiosa, mas a superioridade de um súdito com relação ao seu príncipe não só é estúpida, como fatal. Esta é uma lição que as estrelas do céu nos ensinam – elas podem ser aparentadas com o sol, e tão brilhantes quanto ele, mas nunca aparecem em sua companhia. (Baltasar Gracián, 1601-1658)
Se gostou dessa dica e quiser se aprofundar mais, leia o AM-Atitudes Memoráveis sobre como se comportar numa situação de estresse, quais os e tipos de comportamentos, leia a história da Tia Josefa: Clique aqui
Se quiser ler as matérias anteriores e as novas em primeira mão, entre no meu canal do Telegram.
e no meu grupo do linkedin
E no meu grupo de chat do Telegram
Fonte “As 48 leis do poder”
Compilado por Haelmo
www.haelmo.com.br
0 comentários