Atitudes Memorável 0178
O sociólogo Mark Granovetter, examinou centenas de profissionais e técnicos, para descobrir como eles conseguiram empregos:
Para encontrar um emprego, fechar novos negócios e detectar mudanças no mercado, os contatos que classificamos como laços fracos, que temos menos intimidade, são muitos importantes, pois essas pessoas frequentam locais diferentes do seu círculo de amizade.
Pense nisso e passe a valorizar os chamados laços fracos.
– Um churrasco onde você conhece poucas pessoas.
– Um convite repentino para um evento.
– Vizinhos do seu condomínio.
– Grupos diversos nas redes sociais.
LAÇOS FORTES
Nas redes de Laços Fortes há uma identidade comum, e lá procuramos referências para a tomada de decisão (relações com alto nível de credibilidade e influência). Indivíduos que compartilham “Laços Fortes” comumente participam de um mesmo círculo social.
LAÇOS FRACOS
As redes de Laços Fracos são importantes porque nos conectam com vários grupos, rompendo a inércia, e funcionando como pontes pelas quais circulam as inovações, rompendo a configuração de “ilhas isoladas”.
CONCLUSÃO
Indivíduos com poucos “Laços Fracos” serão privados de informações de partes mais distantes de seu próprio sistema social, consequentemente, estarão limitados ao conhecimento ou às informações originadas pelos seus amigos íntimos. Sem as conexões de “Laços Fracos”, a tendência é a maioria da população permanecer isolada, confinada em seus mundos. Nesse sentido, os “Laços Fracos” são vitais para a integração dos indivíduos à sociedade, e os sistemas sociais carentes de “Laços Fracos” serão fragmentados e incoerentes, novas ideias vão se espalhar lentamente, esforços científicos ficarão em desvantagem, e subgrupos separados por raça, etnia, geografia ou outras características terão dificuldade em chegar a um modus vivendi.
POR ESSE MOTIVO…
Quando você for em alguma palestra ou evento, chegue 1 hora antes. Isso mesmo, vou repetir, chegue uma hora antes, assim você conversará com todos que forem chegando. Essa é a parte mais importante do evento.
Pelo amor… não seja aquele cara que chega atrasado e vai embora antes… foi fazer o que lá? nada. Perdeu tempo precioso.
Seja um dos últimos a sair pelo mesmo motivo. Muitos nessa hora trocam cartão. Tenha o olho de águia e observe futuros contatos promissores para o seu negócio… não esqueça que ali alguém pode restar procurando o seu produto ou serviço, ou, quem sabe, um novo emprego para você.
Seu foco tem que ser pessoas, relacionamento.
Ai você estará sendo uma pessoa assertiva visando o seu crescimento pessoal e o da empresa que trabalha.
E se por algum motivo você está isolado, tendo poucos contados físicos, lembre-se que a maioria dos contatos das redes sociais são de “Laços Fracos”, portando: curta os comentários, dê likes, faça perguntas, distribua o que gostou, interaja da mesma maneira de como se estivesse presencial.
Não seja um vampiro que só absorve coisas boas da internet e não retribui com participação. Vampiro é aquele cara que lê, lê, lê, adora muita coisa e nada faz em troca. O mínimo que você deve fazer é comentar e compartilhar. Seja diferente da maioria.
Se poucos fazem é a sua oportunidade de ser participativo. Compartilhe tudo que gostou.
Lembre: há alguém de “Laço Fraco” do outro lado da internet que pode ser a sua grande chance.
E por falar da importância de Laços Fracos: “Você tem Whatsapp ou Telegram, ou ambos?
É impressionantes a quantidade de pessoas que peço Whatsapp ou Telegram e a pessoa não passa, às vezes têm e não passa. Aconteceu hoje (16/07/2020) no momento que incluo esse parágrafo. Sabe o que me vem à mente imediatamente:
1) Essa pessoa <homem ou mulher> não é vendedor(a), com certeza não é, se for tem que mandar embora, pois um bom vendedor espalha o seu número de telefone.
2) Essa pessoa não quer crescer na vida – Sem interação social não há crescimento.
3) Essa pessoa nem sabe quem eu sou, eu poderia ser a grande chance da sua vida.
4) É uma pessoa que foge de trabalhos extras, não ajuda ninguém
5) É uma pessoa que pensa: o que eu faço tá bom, não quero ninguém me ligando
6) Não quer correr risco de aumentar as responsabilidades
7) Quando toca o telefone deixa 50% das ligações sem atender
8) É uma pessoa que provavelmente não retorna as ligações.
9) Tem mais coisa pra falar a respeito de uma pessoa assim, mas pra mim é um medroso que não entende a importância dos relacionamentos de “Laços Fracos”.
Não é uma postura de quem quer crescer na vida. Não enxerga que as oportunidades aparecem e somem numa questão de segundos. Não entendem que o seu crescimento pessoal está proporcionalmente ligado a facilidade de relacionamentos positivos que é capaz de criar.
O PROFISSIONAL DO FUTURO
As habilidades do profissional do futuro não serão habilidades técnicas, e sim as habilidades comportamentais, portanto, o relacionamento tanto com Laços Fortes como com Laços Fracos serão fundamentais.
1 – O profissional do futuro terá como mote “Como Pensar” e não mais “O que pensar”, As escolas hoje ensinam “o que pensar”. Nós crescemos ouvindo o que era certo e o que era errado. Nessa era digital que vivemos decorar fórmulas não faz mais sentido.
2 – Talvez ter 5 carreiras ao longo da vida, se não forem todas ao mesmo tempo. Isso exige uma grande capacidade de relacionamento.
3 – O “aprender” será para sempre num futuro breve. Aprender é se relacionar com Laços Fortes e Fracos.
4 – Olhar para dentro de si e entender as suas emoções.
5 – O analfabeto do sec 21 não será o que não sabe ler e escrever, e sim aquele que não souber aprender, desaprender e a reaprender.
6 – Nós estamos cada vez melhores de compreender o cérebro e a inteligência, mas estamos evoluindo cada vez menos na nossa consciência. Não confunda inteligência com consciência. Inteligência resolve problemas; consciência sente o problema. Estamos criando inteligência artificial mas não estamos criando consciência artificial. No ano de 2030 um computador será tão inteligente quanto nós. No ano de 2045 um único computador será tão inteligente quanto toda a humanidade, porém, não há nenhum indício de que esses computadores vão se tornar conscientes. Não terão a capacidade de sentir. E se é isso que vai me diferenciar de um computador, de um robô, nós temos que desenvolver mais a consciência humana. Se esse será o diferencial, porque você foge dos contatos, porque seu networking é tão fraco, porque esse isolamento do contato humano. Visite o seu interior e valorize todos os contatos.
7 – Quem será então esse profissional do futuro? Será uma pessoa medíocre se não desenvolver as habilidades internas, se não desenvolver o entendimento dos relacionamentos com pessoas, sejam de Laços fortes ou fracos, então, o profissional do futuro será ‘O SER HUMANO DO FUTURO”
Pense nisso…
Se quiser ler as matérias anteriores e as novas em primeira mão, entre no meu canal do Telegram.
Elaborado por haelmo.com.br
0 comentários